Ensaios não Destrutivos

Os Ensaios Não-Destrutivos (END) estão entre as principais ferramentas do controle da qualidade de materiais e produtos e são amplamente utilizados para verificar a existência de descontinuidades sem interferir em sua integridade e sua característica física.

E como parte complementar da Inspeção de Equipamentos, a Goiás Engenharia utiliza técnicas de Ensaios Não-Destrutivos (END) como: Inspeção Visual, Líquido Penetrante, Partículas Magnéticas, Medição de Espessura, Ultrassom e Endoscopia Industrial.

  • Inspeção visual – IV: É uma maneira simples e eficiente para avaliar os equipamentos durante a fabricação, antes e após a instalação, durante a sua vida útil, em reparos e alterações.
  • Líquido Penetrante – LP: consiste na aplicação de um líquido específico na superfície do material a ser inspecionado a fim de verificar possíveis descontinuidades – poros, trincas, etc.
  • Partículas Magnéticas – PM: Este método de Ensaio Não Destrutivo torna possível a detecção de descontinuidades superficiais e subsuperficiais por indução de um campo magnético na peça a ser inspecionada.
  • Medição de Espessura – ME: É um método preciso, rápido e relativamente barato para determinar a espessura e mapeamento de corrosão em materiais ferrosos e não ferrosos. A Goiás Engenharia conta com equipamentos específicos para medição de espessuras sobre camadas de tintas, medição de espessuras a quente, etc.
  • Ultrassom – US: É um método que tem por objetivo a detecção de defeitos ou descontinuidades internas, presentes nos mais variados tipos ou forma de materiais ferrosos ou não ferrosos. Este ensaio consiste em enviar ondas de som ultrassônicas através do material e a partir do retorno dela é possível saber onde existem as descontinuidades;
  • Endoscopia Industrial – EI: é um ensaio visual que acessa lugares nos quais não é possível o trabalho de uma pessoa, com condições de entrada limitadas.